Algumas práticas como levar o celular para a sauna (seca!) ou para o banheiro (que por si só já é anti-higiênico - é o mesmo aparelho que será deixado sobre a mesa na hora das refeições...) quando se vai tomar banho quente devem ser evitadas por conta da umidade. Na praia, o ideal é manter o aparelho dentro de uma bolsa ou sacola, mantendo-o longe de areia, água e maresia.
O professor de engenharia elétrica da FEI Marcelo Zanateli explica que esses elementos são potenciais oxidantes de metais, e a areia pode até causar mau contato ou curto-circuito se entrar no aparelho.
Leia também:
>> Vale a pena abrir o desktop para limpar a poeira lá de dentro?
>> Dá para salvar um cartão de memória que caiu na sopa?
A exposição do dispositivo ao sol é outra questão delicada. Primeiro por causa da temperatura. Em casos de se esquecer o celular no console do carro fechado sob o sol, a temperatura pode chegar a 60º C.
Zanateli diz que o chip de silício do telefone é muito sensível à temperatura, podendo ser danificado em uma situação dessas - e mesmo que não se estrague, a vida útil do celular com certeza será reduzida, garante o professor.
O outro problema do sol são os raios ultravioletas (UV) que, de acordo com o especialista, causam o fotoenvelhecimento de materiais plásticos, como é o caso da carcaça dos celulares, tornando-os quebradiços precocemente.
Mexer no aparelho enquanto se come ou com as mãos engorduradas também é algo complicado. Pequenas partículas de alimento podem penetrar no espaço entre as teclas e prejudicar seu acionamento.
Como limpar
Para a limpeza periódica, não devem ser utilizados produtos químicos abrasivos como álcool, cloro, solventes e detergentes – isso porque essas substâncias podem chegar até os contatos da bateria, comprometendo-a.
Assim, recomenda-se a utilização de um pano macio, de algodão, seco e limpo, principalmente na limpeza do visor e lentes da câmera integrada.
No caso de celulares com teclado, Zanateli acha que pode ser válido usar uma escova de cerdas ultramacias para retirar a sujeira no encaixe das teclas. Mas para celulares touchscreen um pano - no máximo levemente umedecido em caso de muita sujeira - basta.
Você pode escolher aplicar uma película protetora na tela do seu celular - mas opte por um modelo que se fixe por eletrostática e não por cola. Elas são fáceis de limpar e reduzem o risco de riscar o LCD do aparelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário