De acordo com a IBM, as novas baterias poderão ser usadas em automóveis e em grids (rede de PCs voltados a uma única finalidade) inteligentes de energia.
A empresa planeja discutir seu trabalho durante a conferência Almaden Institute 2009, que ocorre em agosto nos Estados Unidos.
“Tecnologias de armazenamento de energia escalável e de alta densidade estão surgindo como as responsáveis pelas mudanças nesta nova era de fontes de energia renováveis e grids mais inteligentes”, afirmou a vice-presidente do grupo Big Green Innovations, da IBM, Sharon Nunes.
No projeto da nova bateria, que deve durar alguns anos, a IBM também implementará nanotecnologia, além de ciência de materiais e supercomputação.
O analista da consultoria The Gabriel Consulting Group, Dan Old, aponta que “baterias mais eficientes são a chave para o avanço em energia solar ou eletricidade obtida pelo vento e ondas marítimas”.
Em abril, pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology anunciaram o desenvolvimento de baterias para carros híbridos e celulares que combinam vírus geneticamente modificados e nanotecnologia.
Em testes, as baterias poderiam ser carregadas e descarregadas por 100 vezes sem perder sua capacidade original.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário