quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dispositivo permitirá leitura de páginas da internet em braille

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto (SP), estão desenvolvendo um console para permitir a leitura em braille de páginas da internet por deficientes visuais.

A ideia é construir um dispositivo reconfigurável em tempo real que possa exibir diferentes sinais do alfabeto braille - cujos caracteres se indicam por pontos em relevo, distinguidos por meio do tato. Os pontos vão se abaixar e levantar para montar os sinais do alfabeto.

O dispositivo se liga a um processador capaz de ler um texto em uma tela comum de computador e elimina a necessidade de impressoras especiais, permitindo que deficientes visuais tenham acesso em tempo real a textos da web.

O projeto foi finalista regional do Prêmio Santander de Ciência e Inovação de 2008, na categoria Tecnologia da Informação e Comunicação, e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A pesquisa é coordenada por José Márcio Machado, professor do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas e Mário Luiz Tronco, especialista em robótica.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: