sexta-feira, 28 de agosto de 2009

79,5% dos usuários usam Adobe Flash vulnerável

Um relatório da empresa de segurança Trusteer afirma que cerca de 79,5% dos internautas não utilizam a versão mais recente, e portanto mais segura, do programa Adobe Flash. O número é ainda maior no caso do Adobe Acrobat Reader: 83,5%. Os dados foram coletados pelo Rapport, um plug-in de segurança da Trusteer que visa proteger operações online e tem cerca de 2,5 milhões de usuários.

A pesquisa foi realizada duas semanas após a disponibilização de uma atualização crítica para os softwares, que corrigia um erro já em uso por criminosos. Segundo o relatório da empresa 98,8% dos usuários possui o Flash instalado no sistema, o que torna o plug-in o alvo mais interessante dos criminosos, já que quase todos os internautas são possíveis alvos. “Por comparação, um ataque à vulnerabilidades do Internet Explorer afeta apenas 65% dos usuários de internet”, afirma o relatório.

Para a Trusteer, o problema está no mecanismo de atualização automática do Adobe Flash. A empresa considera ele inadequado para um programa que é usado em 99% dos computadores ligados à internet. O relatório contrasta os números da Adobe com os do Google Chrome (que não pede confirmação ao usuário para se atualizar) e do Mozilla Firefox, que em duas semanas conseguem atualizar o programa em 90% e 80% dos usuários, respectivamente.

A coluna Segurança para o PC já mostrou que a opção de atualização automática do Flash está escondida e apenas verifica por atualizações uma vez a cada 30 dias por padrão. “Essa é a maior brecha na internet hoje”, diz o relatório da Trusteer, que pode ser baixado aqui.

Nenhum comentário: