sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Fundo tem US$ 10 bilhões para investir em inovações brasileiras

Os fundos de private equity e venture capital possuem cerca de 10 bilhões de dólares para investir no Brasil. Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), Sidney Chameh, o montante está reservado para empresas brasileiras de qualquer setor, desde que apresentem bons fundamentos e projetos consistentes de inovação.

Essas modalidades de investimento buscam empresas inovadoras que possuem boa perspectiva de crescimento. No ano passado, quando a agência de classificação de risco Standard & Poor’s concedeu grau de investimento ao Brasil, indicando que o País é um “bom pagador”, a expectativa sobre o aumento desse tipo de investimento aumentou bastante, euforia que logo foi contida por causa da crise financeira mundial.

De acordo com Chameh, em junho do ano passado, os fundos estavam com 27 bilhões de dólares para investir no País. A quebradeira de bancos e a recessão global, que se intensificou a partir de setembro, acabaram freando as iniciativas. Atualmente, não existe expectativa de maior fuga de capital, nem de novos compromissos. De qualquer forma, os 10 bilhões de dólares são suficientes para atender a demanda de projetos. “Não vão faltar recursos”, afirma o vice-presidente.

Tradicionalmente inovadores, os departamentos de tecnologia são alguns dos que mais podem se beneficiar desse dinheiro. O objetivo da ABVCAP é criar condições para que inovadores tenham um canal onde possam conhecer investidores, que, por sua vez, aumentam a segurança do investimento com o aval da empresa.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: