Para chegar nesse número, a ScanSafe usou uma pesquisa do Google pelo endereço do site malicioso que está sendo inserido nos sites para infectá-los. Como o Google leva um tempo para atualizar seu índice, sites infectados demoram a ser contados, enquanto sites limpos não saem imediatamente da lista.
A coluna verificou que o Google retorna cerca de 500 resultados quando a busca é filtrada para incluir somente sites brasileiros. Alguns dos sites verificados já estavam limpos. Mas não se trata de pichação dos sites, e sim do uso deles para disseminar os vírus, o que demora mais para ser notado do que a desfiguração das páginas.
Caso um usuário com o navegador ou plug-ins desatualizados visite uma página com o código, um “coquetel” de pragas digitais será instalado no PC, segundo a ScanSafe. O conjunto inclui “backdoors”, que dão o controle do sistema ao invasor, ladrões de senha e downloaders, responsáveis por baixar outros vírus para o computador.
Para evitar ataques desse tipo, o recomendado é manter o navegador, plug-ins e sistema operacional atualizados, usando recursos de atualização automática. Você pode verificar o PC pela presença de softwares vulneráveis com o Secunia Personal Software Inspector.
Fonte: Altieres Rohr
Nenhum comentário:
Postar um comentário