As soluções, criadas pela empresa de tecnologia Indra, tem como público-alvo deficientes físicos que, por terem sua mobilidade reduzida, não conseguem se conectar à internet ou usar o PC. A empresa de tecnologia lança os programas no Brasil em parceria com a AACD. Ambos os softwares são gratuitos.
Um dos programas é o Headmouse, que permite o controle do cursor do mouse por movimentos de cabeça. Com expressões faciais, é possível 'clicar' em links e arquivos. O software faz a identificação da face por meio de uma webcam.
Já o Teclado Virtual funciona com dispositivos que controlam o cursor na tela - joystick, touchpad e o próprio Headmouse. O teclado tem algoritmos com previsão de palavras em cinco idiomas: espanhol, catalão, inglês, francês e italiano. A função que prevê, sugere e aprende novas palavras será oferecida também em português em cerca de 60 dias.
Ao usar os softwares para publicar um post no Twitter, William mostra que é preciso treino para dominar a tecnologia. "Pratiquei por uma semana e ainda é um pouco difícil, mas com uma boa iluminação e um fundo neutro, funciona muito bem", conta, referindo-se à identificação de seus comandos pela câmera.
A Indra estabeleceu no Brasil um acordo de colaboração com a AACD para implementar uma sala no seu Centro de Reabilitação em São Paulo. No local, há PCs equipados para atender aos pacientes da clínica. A parceria, iniciada nesta quarta-feira (25/11), se estenderá para todas as unidades - nove ao todo - de reabilitação da AACD no Brasil.
"Antes eu não conversava. Usar o computador me dá independência", diz William, que deixa recados para os amigos com sua conta no Orkut. E quanto tempo ele passa no PC? "Depois que faço a fisioterapia de manhã, almoço e me conecto", diz.
Os interessados podem fazer o download dos aplicativos online.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário