quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Caminho de Santiago já pode ser percorrido via Street View, do Google

A peregrinação pelo sagrado caminho de Santiago de Compostela está mais fácil do que se pode imaginar. Não é necessário passaporte ou bom preparo físico para sustentar o longo trajeto. Apenas o dedo indicador será utilizado.

O Street View, serviço do Google Maps, leva os usuários da internet por um passeio virtual pelas ruas das cidades e povoados que ilustram o famoso percurso pelas terras espanholas.

Com este recurso, os turistas e peregrinos poderão viajar pelo Caminho ou planejar sua viagem real, analisando antes no Street View a localização dos lugares ou estabelecimentos (hotéis, albergues ou restaurantes) que podem ser interessantes.

Estados Unidos, França e Austrália são alguns dos países que estão disponíveis para visualização deste serviço. Nele encontram-se as principais cidades e pontos turísticos de cada uma das localizações contidas, como o museu Guggenheim de Bilbao, o Coliseu em Roma, a Catedral de Nantes na França, o Big Ben em Londres entre outros lugares do mundo.

Locais onde foram registradas notícias, eventos, pontos históricos e até imóveis a venda podem ser “visitados” pelos usuários do serviço.

Na América Latina
O México foi o primeiro país latino americano a figurar no Google Street View. O anúncio foi feito no blog oficial do Google na América Latina no último dia 6 de novembro.

Em relação ao Brasil, a assessoria do Google no país informou que a cidade de Belo Horizonte já se encontra em processo de captura das imagens.

São Paulo será a próxima cidade brasileira a receber a equipe responsável pelas fotos e informações inseridas no mapa. A previsão de chegada a capital paulista é janeiro de 2010.

Por meio de câmeras instaladas sobre o teto de um automóvel ou em triciclos especialmente adaptados, o Google Street View capta as imagens e as transfere para o endereço da internet.

Em alguns países como Suíça, Reino Unido, Grécia e Japão, a ferramenta causou forte discussão em decorrência das imagens de pessoas, veículos e imóveis com nitidez.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: