domingo, 22 de novembro de 2009

Vazamento de dados leva Visa e MasterCard a alertar bancos na Europa

Um aparente vazamento de dados na Espanha levou a Visa e a MasterCard a avisar os bancos sobre possíveis transações fraudulentas de cartões de crédito.

A brecha afeta pessoas de toda a Europa que podem ter tido suas compras processadas na Espanha. Como consequência, muitos bancos alemães optaram por trocar os cartões de seus clientes, informou o Comitê Central de Crédito, organização que representa diversas casas bancárias alemãs.

Bancos da Áustria, da Suécia e da Finlândia também emitiram novos cartões, publicou o Stuttgarter Zeitung na quarta-feira (18/11).

A Visa percebeu movimentações fora do padrão com o uso de cartões na Espanha, "mas o que nós não sabemos é qual foi o problema ou que tamanho ele tem", disse Ian Barber, um porta-voz da Visa. Uma investigação está sendo conduzida, disse Louise Herbert, porta-voz da MasterCard.

A Visa emitiu um alerta de precaução aos bancos, e a a MasterCard também notificou os bancos parceiros. Nenhuma companhia quis dizer quantos cartões podem ter sido expostos à fraude.

Troca opcional
Cabe ao banco decidir sobre a emissão de novos cartões a seus clientes. Os bancos têm costumeiramente compensado clientes que são vítimas de operações fraudulentas. Como a troca de grandes lotes de cartões é uma operação cara, alguns bancos preferem não substituir os cartões até que haja uma prova concreta de fraude.

Nos últimos anos, as companhias de cartão de crédito, como a Visa e a MasterCard, têm exigido que as empresas associadas se adequem ao Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões para Pagamento (PCI DSS), um conjunto de práticas e recomendações sobre a manutenção da segurança de dados e de processamento de cartões de pagamento. A intenção é reforçar a segurança sobre os dados do cartão.

Independentemente disso, as brechas ainda ocorrem. "Infelizmente, esses casos não são raros", disse Sandra Quinn, diretora de comunicações da UK Payments, uma associação comercial de empresas de pagamento.

Os bancos ingleses HSBC e RBS não forneceram informação precisa sobre se farão a troca de cartões. A Barclaycard, que é a divisão de cartões de crédito do Barckaysbank, disse que estava ciente da situação e que tomará "todas as medidas necessárias" para parar a fraude, disse um porta-voz.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: