terça-feira, 24 de novembro de 2009

Perito premiado esclarece teste de segurança com urna eletrônica

O consultor Sérgio Freitas da Silva, autor do teste de segurança premiado em primeiro lugar pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) detalhou alguns pontos sobre o procedimento que demonstrou a possibilidade de interferência eletromagnética na urna eletrônica.

Em e-mail enviado à redação do IDG Now! na madrugada desta terça-feira (24/11), o perito acrescenta informações sobre o teste que detalhou na reportagem "Perito quebra sigilo e descobre voto de eleitores em urna eletrônica do Brasil" publicada pelo site na sexta-feira (20/11). Veja abaixo a íntegra da nota.

"NOTA:

Como autor do teste de segurança premiado em primeiro lugar pelo Tribunal Superior Eleitoral, tenho a esclarecer o seguinte:

1. Conforme consta no Relatório de acompanhamento da execução do plano de teste o experimento foi bem sucedido: após 29 minutos de testes foi possível detectar e gravar a interferência eletromagnética causada pela digitação na urna eletrônica até uma distância aproximada de 10 centímetros;

2. Considero que a quebra do sigilo do voto seria impraticável nestas condições porque a proximidade tornaria o receptor de rádio visível ao eleitor e aos mesários.

3. Não houve descoberta do voto do eleitor, porque não houve captação de votação formal.

4. Equipamentos mais potentes para detecção a uma distância maior não foram testados. Quanto maior a distância, maior o risco de interferência de outros equipamentos, como celulares, computadores e automóveis.

5. O teste mostrou-se viável em laboratório, mas não foi realizado em campo. Exemplificando: para realizá-lo no auditório do TSE, o Tribunal facilitou a realização, desligando a rede sem fio e afastando
computadores que estavam próximos da urna para minimizar a interferência eletromagnética.

Att.

Sérgio Freitas da Silva"

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: