quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Babá eletrônica poderá interpretar e traduzir o choro do bebê

As babás eletrônicas do futuro poderão traduzir os choros infantis, de modo que os pais saibam com certeza se seu filho está com sono, com fome, precisando de uma fralda limpa ou se está sentindo dores.

Cientistas japoneses criaram um programa de computador que é capaz de analisar estatisticamente o choro de um bebê e apontar a causa do choro pelas suas variações sonoras.

O estudo foi publicado no Jornal Internacional de Biometria.

Emoções dos bebês

Como qualquer pai ou mãe sabem, os bebês usam uma técnica bem barulhenta para revelar seu estado emocional - eles choram.

Infelizmente, o manual de paternidade ou de maternidade não oferece orientação sobre como interpretar o choro para deduzir o que o bebê está sentindo.

Os pais às vezes aprendem com a experiência que o choro do seu filho pode ser ligeiramente diferente dependendo da causa, seja de fome ou desconforto.

Agora, os engenheiros japoneses adotaram uma abordagem usada para o design de produtos, conhecida como engenharia Kansei, inventada em 1970 pelo professor Mitsuo Nagamachi, da Universidade de Hiroshima, cuja objetivo é "medir" os sentimentos e as emoções.

Detector de emoções

Tomomasa Nagashima e seus colegas do Instituto de Tecnologia de Chiba, em Hokkaido, afirmam em seu artigo que o problema fundamental na construção de um detector de emoções para o choro dos bebês é que os bebês não podem confirmar verbalmente o que o seu choro significa.

Vários pesquisadores tentaram classificar as emoções dos recém-nascidos com base em uma análise do padrão de choro, mas com pouco sucesso até agora.

A equipe utilizou uma técnica de reconhecimento de padrões sonoros, que emprega uma análise estatística da frequência dos gritos e da função de energia do espectro de áudio para classificar os diferentes tipos de choro.

Eles foram então capazes de correlacionar os diferentes espectros de áudio com o estado emocional dos bebês, usando a confirmação dos pais da criança para aferição.

O que fazer quando a criança chora

Usando o choro de bebês com uma desordem genética dolorosa, eles conseguiram estabelecer com segurança os padrões dos choros de dor. Eles obtiveram 100% de sucesso em uma validação para classificar os choros de dor e os choros tidos pelos pais como "normais."

A pesquisa desenvolveu um método teórico sólido para a classificação das emoções das crianças, embora limitado a uma emoção específica, baseado na análise dos espectros de áudio do choro do bebê - o programa diz com total certeza se o bebê está sentindo dores ou não.

A técnica poderá um dia ser incorporada em um dispositivo eletrônico portátil, como uma babá eletrônica, ou em um aplicativo de computador, para ajudar os pais ou responsáveis a decidir sobre a melhor providência a tomar quando a criança está chorando.

Nenhum comentário: