sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vírus faz atualização causar 'tela azul da morte'

Depois de instalar a atualização MS10-015 para o Windows, lançada na terça-feira passada (9), muitos usuários começaram a reclamar de erros graves, normalmente reconhecidos pela “tela azul da morte”. Empresas de segurança identificaram que o problema na verdade é causado por um rootkit conhecido como TDL3, TDSS ou Alureon.

Na quarta-feira (17), a Microsoft confirmou que a causa do problema é mesmo o cavalo de troia.

O TDSS é um rootkit que existe há alguns anos. Segundo a Microsoft, ele realiza diversas funções, como redirecionamentos, fraudes de cliques (em anúncios pagos por clique) e sequestro de pesquisas em sites de busca, redirecionando ou modificando resultados.

Para dificultar sua remoção e permanecer oculto, o TDSS tenta “grampear” funções do Windows e alterar os dados associados a elas, para garantir que os arquivos e registros do vírus fiquem invisíveis. Esse é um procedimento complicado e, para conseguir realizá-lo, o TDSS usava um método “manual”. Depois que a atualização do Windows era aplicada, um arquivo do kernel do Windows era alterado, e o método usado pelo TDSS parava de funcionar, o que gerava o erro grave.

A coluna Segurança para o PC de quarta-feira (17), que comentou um pouco sobre rootkits, explicou que a complexidade dessas pragas pode facilmente fazer com que elas causem erros no sistema.

Os autores do TDSS providenciaram uma atualização que resolve o problema. De agora em diante, usuários que tiverem o Windows atualizado não mais receberão o erro.

Segundo a Microsoft, a única maneira de recuperar um sistema que não para de travar é a substituição do driver modificado pelo vírus – um procedimento que só pode ser realizado por meio do Console de Recuperação do sistema.

Nenhum comentário: