quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dirigível ressurge como balão futurista movido a energia solar



Para quem pensou que os dirigíveis fossem coisa do passado, surge agora a ideia de construção de um balão futurista, um verdadeiro hotel flutuante que, segundo seus criadores, vai provar que os cruzeiros aéreos serão a alternativa do futuro para quem quer viajar com luxo e sem pressa.

O projeto foi criado pelo escritório de design Seymourpowell e chamou a atenção da gigante do setor eletrônico Samsung, que está bancando o refinamento do conceito original.

Cruzeiro aéreo

O Aircruise foi concebido para ser um hotel de luxo flutuante, um verdadeiro Zeppelin do século 21 - veja o calmante filme abaixo.

A ideia não é transportar passageiros em massa, mas receber poucos passageiros que desfrutarão de ambientes luxuosos, incluindo restaurantes, apartamentos completos, salas de relaxamento e espaços para contemplação da paisagem.

Nick Talbot, diretor da Seymourpowell, afirma que o conceito do Aircruise questiona a falta de espaço e de recursos das viagens aéreas tradicionais, onde os passageiros viajam como sardinhas na lata.

"Uma experiência de transporte mais serena chamará a atenção de pessoas que procuram uma jornada de mais reflexão, onde a experiência da própria viagem é mais importante do que simplesmente ir de A até B rapidamente," diz ele.

Hidrogênio e energia solar

O Aircruise é um dirigível com motores alimentados a energia solar e que flutua graças a um enorme reservatório de hidrogênio.

"A física da aeronave exige um volume gigantesco de gás para que ela possa se sustentar e, ao mesmo tempo, limita o peso que se pode carregar. Isto abre caminho para grandes espaços e poucas pessoas a bordo - um luxo para qualquer viajante," diz Talbot.

Segundo ele, a ideia é viabilizar o Aircruise até 2015, "o ano previsto para ser o momento da passagem para o futuro."

Nenhum comentário: