Uma cartilha preparada pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS/RNP) tem dicas importantes para o usuário a esse respeito.
* O ponto de partida é observar a conta que estará atrelada ao serviço, pois, para utilizar o Orkut, é necessário criar uma no Google. Esta conta é a mesma usada em serviços como o Gmail, Picasaweb, Blogger, Google Agenda, Docs e Talk, entre outros.
Segundo a cartilha do CAIS/RNP, o ideal é criar uma conta específica para o Orkut.
Isso pode ser feito saindo de um serviço do Google antes de se cadastrar no Orkut. Ao informar seus dados pessoais, é bom informar uma data de nascimento errada e a anote.
Este dado pode ser usado para recuperar sua senha em caso de fraudes.
* "Orkut nos resultados da pesquisa do Google" - Marque a opção "Ocultar informações" para que seu perfil não apareça em pesquisas no portal de buscas.
* "Permitir que pessoas me encontrem pelo meu endereço de e-mail" - Selecione a opção "Não permitir que pessoas me encontrem". Assim, sua privacidade é preservada.
* "Solicitações de amigo podem ser enviadas por" - Opte pela alternativa "Alguém que se enquadra em uma das opções selecionadas a seguir". Isso é importante porque, quanto é mais seguro você restringir o universo de pessoas que podem adicioná-lo como amigo.
Dessa maneira, você evita perfis abusivos que enviam vírus e propaganda. Selecione a opção "Amigo dos Amigos".
* "Permitir que o conteúdo seja acessado por..." - O padrão do Orkut é liberar o acesso de todos a seu conteúdo. . Para restringir o acesso, selecione "Apenas meus amigos" para todos os tipos de conteúdo.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário