segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Como funcionam os toca-discos ?

Se você está a fim de boa música, pode procurar em meio às fileiras ordenadas de capas de discos, fazer sua escolha e tirar o disco redondo e brilhante da capa. Segurando-o pela borda, você o posiciona cuidadosamente, antecipando os belos sons que em breve estará ouvindo.

Mas não é o som de um CD com a sua música favorita, e sim o de um disco.
Quando o disco começa a girar no prato, o braço cai suavemente sobre a borda externa do disco de vinil negro. Depois de uma breve pausa, você começa a ouvir faixas de som rico - mas não perfeito. Ocasionalmente, a agulha salta ao atingir um sulco, interrompendo uma canção.

Antes dos anos 70 – antes da invenção das fitas cassete, discos compactos e players de MP3 - as pessoas ouviam música usando toca-discos. Não havia como adiantar e recuar rapidamente as faixas, ou como ouvi-las em sequência aleatória. Em lugar disso, a pessoa escolhia um álbum e desfrutava de cerca de 25 minutos de música por um artista, antes de virá-lo e de colocar outro disco no prato.

Do momento da invenção do fonógrafo, em 1877, até que fosse lentamente descontinuada e substituída por outras mídias musicais cerca de 100 anos mais tarde, a tecnologia usada para executar música gravada mudou muito pouco. E hoje, os discos de vinil e toca-discos estão até retornando.

Neste artigo, vamos contemplar o passado para ver como funciona a principal invenção de Thomas Edison, e determinar sua influência sobre a cultura e a sociedade. Para começar, vamos ver como surgiu a ideia de gravar música, e se Edison foi de fato a primeira pessoa a descobrir como fazê-lo.

Leia o restante da materia clicando AQUI.

Nenhum comentário: