quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Unesp inicia pesquisa para produzir energia limpa

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) passou a desenvolver em seu laboratório pesquisas com um material capaz de aproveitar a força mecânica gerada pelo tráfego de veículos em uma via para obter eletricidade.

Esta tecnologia nanométrica - com o objetivo de produzir materiais novos sob medida - gerará energia limpa, renovável e sustentável e está prevista para estar disponível até 2015. Seu primeiro uso será na criação de ruas e rodovias autossuficientes em energia, com semáforos e painéis alimentados pela passagem dos carros e caminhões.

O estudo é de autoria dos cientistas Walter Sakamoto, do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia (FE) de Ilha Solteira, e de Maria Aparecida Zaghete, do Departamento de Bioquímica e Tecnologia do Instituto de Química (IQ) de Araraquara.

Segundo os pesquisadores, o material não precisa ficar na superfície para gerar energia, basta receber a pressão (peso mais velocidade) do carro ou caminhão quer passar sobre ele. Eles ainda ressaltam que existem outras formas de utilização possíveis para o material como em implantes para detectar o crescimento ósseo.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: