quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Astronautas instalam nariz eletrônico na Estação Espacial Internacional

Os astronautas do ônibus espacial Endeavour levaram um nariz eletrônico para instalar na Estação Espacial Internacional, que está passando por uma reforma geral que deverá durar 15 dias e vai exigir quatro caminhadas espaciais.

O nariz eletrônico é capaz de detectar compostos químicos perigosos no ar, que possam ter vazado dos equipamentos da Estação, ou dos experimentos científicos, e que possam representar risco para a saúde dos astronautas.

Funga-funga da era espacial

Batizado de ENose, o nariz eletrônico é um sensor múltiplo de última geração, capaz de detectar quantidades-traço de amônia, mercúrio, metanol, formaldeídos e outros químicos presentes nos diversos equipamentos da ISS.

A Estação e os ônibus espaciais já possuem detectores de substâncias químicas, mas há um hiato de precisão entre os alarmes de bordo e os complexos instrumentos analíticos tecnologicamente mais avançados. O nariz eletrônico vai funcionar de forma contínua e sem necessidade de intervenção dos astronautas, detectando as substâncias perigosas tão logo ocorra um eventual vazamento.

Vazamentos perigosos

Já ocorreram problemas de contaminação no ar antes por causa de vazamentos, e não apenas na Estação Espacial Internacional, mas também nos ônibus espaciais e na antiga estação espacial russa MIR. Contudo, os vazamentos somente foram detectados depois que os astronautas já haviam sido expostos a eles.

O nariz eletrônico é capaz de detectar os vazamentos quando as concentrações dos compostos químicos no ar estão ainda em níveis que o nariz humano não consegue perceber.

Funcionamento do nariz eletrônico

Embora tenha sido levado pelos astronautas da Endeavour, o nariz eletrônico somente será instalado pela tripulação da Estação Espacial Internacional depois que a atual reforma estiver terminada e o ônibus espacial já tiver retornado para a Terra. A instalação está prevista para acontecer no dia 9 de Dezembro.

Nenhum comentário: