
Além do show, fazem parte da programação saraus, encontro de congadas e grupos de cultura afro, exposições e exibição de documentários na capital paulista e em municípios do interior. O tema da campanha cultural deste ano é “Racismo: Se você não fala, quem vai falar?”.
No dia 20, as comemorações começam às 9h com a chegada de congadas à Catedral da Sé, seguida de apresentação de Virgínia Rodrigues e de Missa Afro. Às 12h, os shows começam no palco montado na Praça da Sé.
Às 14h, o rapper paulista Parteum assume as pick-ups com os DJs ingleses Pogo e Billy Biznizz, que convidarão ao palco outra atração internacional, a rapper Rah Digga, dos Estados Unidos, e a DJ paulista Evelyn Cristina.
Às 16h, o samba de raiz toma conta do palco com show da paulista Fabiana Cozza na Roda de Samba. Às 18h, a Banda Black Rio homenageia os 10 anos da morte de Tim Maia. Às 19h30, o DJ Gran Master Ney mantém o clima para o show de Seu Jorge, marcado para as 20h, que traz como convidada a cantora Paula Lima.
Outras atividades
Acontece também na capital paulista a 1ª edição da Bienal do Livro Afro, que será realizada no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, a partir das 11h. Ainda no Masp será feita a concentração para a 5ª Marcha da Consciência Negra, que neste ano tem como tema “120 anos da Abolição Inacabada”. Quatro trios elétricos vão animar o evento, que termina na Praça Ramos de Azevedo, no Centro. A concentração começa às 10h.
No Museu da Casa Brasileira será apresentado, às 20h, o documentário "Sete dias em Burkina", dirigido pelos músicos e pesquisadores Carlinhos Antunes e Márcio Werneck. Após a exibição, haverá um bate-papo sobre o filme e a apresentação do Carlinhos Antunes Quinteto.
No Museu do Futebol, haverá visitas monitoradas com foco na história da aceitação de negros, mulatos e mestiços no futebol. As visitas acontecem durante todo o dia 20 de novembro para grupos de 10 a 20 pessoas. Os grupos se formarão com 15 minutos de antecedência de cada horário disponível para o início da visita. Os horários serão divulgados na entrada do museu.
O Centro Cultural São Paulo traz a “Mostra de Cinema Negro”, que exibirá adaptações de obras de Machado de Assis (confira a programação). Quem gosta de música poderá curtir também Daúde no Sesc Vila Mariana (18h) e Leci Brandão e Grupo Senzalas no Sesc Ipiranga (20h).
Confira a programação completa no interior de São Paulo, na Praça da Sé, no Museu Afro Brasil e em outras instituições culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário