quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Comemoração do Dia da Consciência Negra na Sé começa às 9h

Um show na Praça da Sé, no Centro de São Paulo, está entre as comemorações do Dia da Consciência Negra, na próxima quinta-feira (20). O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura, terá a presença de artistas como Rita Ribeiro, Jussara Silveira, Teresa Cristina, Fabiana Cozza, Banda Black Rio, Paula Lima e Seu Jorge.

Além do show, fazem parte da programação saraus, encontro de congadas e grupos de cultura afro, exposições e exibição de documentários na capital paulista e em municípios do interior. O tema da campanha cultural deste ano é “Racismo: Se você não fala, quem vai falar?”.

No dia 20, as comemorações começam às 9h com a chegada de congadas à Catedral da Sé, seguida de apresentação de Virgínia Rodrigues e de Missa Afro. Às 12h, os shows começam no palco montado na Praça da Sé.

Às 14h, o rapper paulista Parteum assume as pick-ups com os DJs ingleses Pogo e Billy Biznizz, que convidarão ao palco outra atração internacional, a rapper Rah Digga, dos Estados Unidos, e a DJ paulista Evelyn Cristina.

Às 16h, o samba de raiz toma conta do palco com show da paulista Fabiana Cozza na Roda de Samba. Às 18h, a Banda Black Rio homenageia os 10 anos da morte de Tim Maia. Às 19h30, o DJ Gran Master Ney mantém o clima para o show de Seu Jorge, marcado para as 20h, que traz como convidada a cantora Paula Lima.

Outras atividades

Acontece também na capital paulista a 1ª edição da Bienal do Livro Afro, que será realizada no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, a partir das 11h. Ainda no Masp será feita a concentração para a 5ª Marcha da Consciência Negra, que neste ano tem como tema “120 anos da Abolição Inacabada”. Quatro trios elétricos vão animar o evento, que termina na Praça Ramos de Azevedo, no Centro. A concentração começa às 10h.

No Museu da Casa Brasileira será apresentado, às 20h, o documentário "Sete dias em Burkina", dirigido pelos músicos e pesquisadores Carlinhos Antunes e Márcio Werneck. Após a exibição, haverá um bate-papo sobre o filme e a apresentação do Carlinhos Antunes Quinteto.

No Museu do Futebol, haverá visitas monitoradas com foco na história da aceitação de negros, mulatos e mestiços no futebol. As visitas acontecem durante todo o dia 20 de novembro para grupos de 10 a 20 pessoas. Os grupos se formarão com 15 minutos de antecedência de cada horário disponível para o início da visita. Os horários serão divulgados na entrada do museu.

O Centro Cultural São Paulo traz a “Mostra de Cinema Negro”, que exibirá adaptações de obras de Machado de Assis (confira a programação). Quem gosta de música poderá curtir também Daúde no Sesc Vila Mariana (18h) e Leci Brandão e Grupo Senzalas no Sesc Ipiranga (20h).

Confira a programação completa no interior de São Paulo, na Praça da Sé, no Museu Afro Brasil e em outras instituições culturais.

Fonte: G1

Nenhum comentário: