terça-feira, 25 de novembro de 2008

Criminosos usam fotos de Eloá como isca para golpes virtuais

De carona no seqüestro das jovens Eloá e Nayara, golpistas da internet dispararam um e-mail com título que promete “imagens da jovem Eloá após o desfecho trágico”. Enviada em nome do site de notícias G1, a mensagem fraudulenta tem como objetivo infectar os computadores das vítimas em potencial.

O e-mail sugere um link para os internautas verem as fotos da adolescente. Segundo a empresa de segurança McAfee, que analisou o e-mail a pedido do G1, o usuário que clica nesse link faz o download de um arquivo chamado “imagens.exe”. Quando executado, ele baixa no computador outros códigos maliciosos, que tentam roubar informações sigilosas dos usuários (dados bancários, por exemplo).

"Esse tipo de ameaça tira vantagem dos mais diversos assuntos da atualidade, forjando cabeçalhos de correios eletrônicos, assunto, bem como corpo da mensagem, fazendo cada vez mais vítimas de fraudes eletrônicas”, afirmou Patrícia Ammirabile, analista do McAfee Avert Labs. “Suspeite sempre de mensagens recebidas, mesmo que sejam de remetentes conhecidos”, continuou a especialista.

Para convencer os internautas a clicarem no link fraudulento, os golpistas divulgam o seguinte texto no corpo da mensagem.

Fonte: G1

Nenhum comentário: