quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Hospitais de Londres são afetados por vírus e sistemas ficam fora do ar

Redes de computadores de três hospitais de Londres ficaram fora do ar na quarta-feira (18/11) após terem sido aparentemente afetadas por um malware.

Os dados dos pacientes não estavam em risco, garantiu William Mach, porta-voz do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. Como precaução, os computadores foram desligados nos hospitais St Bartholomew's, The Royal London Hospital e The London Chest Hospital.

Quando a infecção foi identificada, ambulâncias foram direcionadas para outros hospitais, facilitando a entrada de pacientes em hospitais com sistemas não-infectados em vez de iniciar o processo por papel, explicou Mach. Agora, os hospitais afetados voltaram a aceitar pacientes em suas alas de emergência.

"Temos uma equipe trabalhando que está tentando desesperadamente restabelecer o sistema para todos", disse o porta-voz. "Eles estão preocupados em manter os sistemas online."

Os PCs dos hospitais estavam rodando com softwares antivírus, disse Mach. Reportagens na mídia britânica afirmam que os sistemas foram afetados pelo worm de disseminação em massa Mytob, também conhecido como MyDoom, descoberto no início de 2005. A praga se espalha por e-mail, usando a lista de contatos dos sistemas infectados e pode abrir brechas para o download de outros softwares maliciosos. No entanto, antivírus atualizados são capazes de removê-la.

O Serviço Nacional de Saúde usa um sistema de e-mail chamado NHSmail, que contém contatos de mais de um milhão de beneficiados. De acordo com o site do NHS, o sistema "é protegido por [ferramentas] antivírus e anti-spam de última geração."

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: