sábado, 22 de novembro de 2008

Blogs em quadrinhos são "nova onda" da Internet

O software online Stripgenerator permite, de modo fácil, criar pequenas histórias em quadrinhos com personagens e objetos pré-fabricados que podem sofrer alterações conforme a imaginação do usuário.

Os recursos do Stripgenerator permitem montar tirinhas de até três quadros com personagens que, apesar de não serem editáveis, podem ser reconstruídos por meio da sobreposição de alguns elementos em seus rostos, modificando a expressão, por exemplo. Além disso, há uma enorme gama de objetos para aclimatar a pequena história e diversos modelos de balões de fala.

O aplicativo, desenvolvido no final de 2005 pela empresa Third Frame Studios em parceria com o designer Ziga Aljaz, utiliza a plataforma Flash (é necessário ter um navegador com suporte ao programa) e vem ganhando cada vez mais repercussão graças a uma comunidade blogueira que oferece tiras diárias, algumas bastante populares.

O intuito dos desenvolvedores é criar uma rede social por meio dos blogs, já que é possível postar rapidamente charges que ganham repercussão na web na mesma velocidade. Para atrair novos usuários, o site disponibiliza algumas vantagens extras aos cadastrados, como personagens e objetos exclusivos.

O aplicativo para a web possui como concorrente o site Toonlet (toonlet.com), que tem como vantagem a possibilidade de salvar os personagens já criados e utilizá-los depois. Apesar de o Stripgenerator não oferecer essa opção, é mais dinâmico e permite a inserção de inúmeros elementos em cena, enquanto o Toonlet permite apenas um personagem por cena.

Embora os aplicativos tenham seus prós e contras, ambos deixam a desejar quando o assunto é o compartilhamento por meio de códigos widget: diversos blogueiros que desejam publicar suas tiras em outras páginas que não a do Stripgenerator precisam publicar como imagens.

O site é especialmente indicado para aqueles que têm um humor acima da média mas não sabem desenhar com a mesma eficiência. O endereço para registro é stripgenerator.com

Fonte: Terra

Nenhum comentário: