terça-feira, 25 de novembro de 2008

Câmera digital gigante vai monitorar asteróides em torno da Terra

A maior câmera digital do mundo será inaugurada no Havaí, no começo de dezembro. Ela será acoplada ao primeiro dos quatro novos telescópios de monitoramento de asteróides do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

O projeto, conhecido como Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System (Pan-Starrs), tem o objetivo de examinar todo o céu visível a partir de um monte localizado na Ilha Maui, Havaí, três vezes por mês, procurando por asteróides e objetos próximos da Terra com tamanhos de até 300 metros de diâmetro que possam ser considerados ameaças ao nosso planeta.

No núcleo do telescópio há uma câmera digital de 1,4 bilhão de pixels. O telescópio foi desenvolvido para ser três vezes mais potente que os telescópios atuais.

"A atmosfera é o limite para a qualidade de imagem e há um recurso especial dessa lente que permite remover algumas manchas devido aos efeitos atmosféricos", disse Barry Burke, membro da equipe do Lincoln Laboratory do MIT. "Isso permite que a imagem seja desviada para qualquer direção na tela, de modo que corresponda com o movimento dos astros".

A câmera do Pan-Starrs consiste em uma estrutura de mosaico de câmeras para oferecer um sistema mais confiável e com menor custo de fabricação. "A lente não poderia ser feita neste tamanho, então fomos forçados a quebrar a câmera como pequenos ladrilhos", disse Burke.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: