sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Petrobras descobre grande volume de óleo leve no Espírito Santo

A Petrobras anunciou hoje a descoberta de "grandes volumes de petróleo leve" que podem chegar a 2 bilhões de barris em reservatórios ultraprofundos do oceano Atlântico.

A empresa explicou em comunicado aos mercados financeiros que a descoberta já foi informada oficialmente à Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A companhia afirmou que concluiu a perfuração de dois novos poços na camada do pré-sal em águas do Espírito Santo na área chamada de Parque das Baleias.

"O volume recuperável destas descobertas em reservas do pré-sal localizadas abaixo de campos de petróleo pesado é estimado entre 1,5 bilhão e 2 bilhões de barris", precisou o comunicado.

O pré-sal brasileiro é considerado pela indústria petrolífera mundial como uma das novas fronteiras para a prospecção e produção de petróleo.

Há um ano, a Petrobras anunciou a descoberta de cerca de 14 bilhões de barris de petróleo localizados nestes depósitos que estão situados além de uma camada de sal marinha em estado gelatinoso de até dois quilômetros de espessura.

Os reservatórios estão a uma profundidade de até 7 mil metros da superfície marinha.

O volume achado até agora poderá duplicar as reservas totais do Brasil que estavam contabilizadas até o final de 2007.

Os dois novos poços, chamados 6-BFR-1-ESS e 6-BAZ-1DB-ESS, foram perfurados a cerca de 80 quilômetros do litoral do Espírito Santo e a cinco e seis quilômetros a norte e a sul, respectivamente, de um primeiro poço, o 1-ESS-103A, também localizado no pré-sal e que entrou em produção comercial em setembro.

Os novos reservatórios estão localizados entre 4.200 e 4.800 metros de profundidade a partir do nível do mar, sob uma camada de sal de até 700 metros e em lâminas d'água de 1.348 e 1.426 metros.

O novo petróleo achado é do tipo leve, de 30 graus API (uma medida internacional de densidade), com um maior valor comercial do que o petróleo dos tradicionais campos brasileiros.

Até agora a Petrobras perfurou seis poços no pré-sal do Espírito Santo e "os excelentes resultados", "as ótimas respostas" das provas no poço pioneiro 1-ESS-103A, assim como a logística já instalada, a levam a acelerar a produção nesses reservatórios, explicou o comunicado da empresa.

Fonte: G1

Nenhum comentário: