quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Pesquisadores encontram alternativa mais barata ao chumbo para eletrônicos

Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, descobriram um novo material, o bismuto samário ferroso (BSFO), que pode ser utilizado em equipamentos de imagens médicas e impressoras de jato de tinta.

De acordo com a universidade, se o BSFO for colocado nos eletrônicos, pode substituir completamente o chumbo.

Dados da agência de proteção ambiental dos EUA dão conta que todas as casas nos Estados Unidos jogaram no lixo mais de 300 milhões de aparelhos eletrônicos em 2006, com a sua maioria sendo colocada no ambiente sem cuidados apropriados.

A situação pode piorar já que, em poucos meses, os EUA vão abandonar as televisões analógicas para adotar o modelo de transmissão 100% digital.

Ainda que os fabricantes já tenham encontrado substitutos para chumbo em vários produtos, até agora não há alternativa para o chumbo zirconato titanato (PZT, da sigla em inglês) - material preferido para sensores e sistemas de microeletrônica usado na maioria dos aparelhos eletrônicos. O PZT contém mais de 40% de chumbo.

A Universidade de Maryland afirma que o BSFO é mais eficiente do que o PZT e pode ser feito com mais facilidade do que as outras alternativas ao chumbo.

Produtos com o novo composto poderiam chegar ao mercado em cinco anos, defende a universidade, após os testes de larga escala sendo realizados e a demanda estando consolidada.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: