quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Camisetas com códigos especiais podem ter links para redes sociais

Você chega a um bar e vê uma garota interessante. Mas antes de se aproximar, você tira uma foto da moça com seu celular e descobre, na hora, de que tipo de música ela gosta ou se ela é solteira. Parece loucura? Bom, a idéia é bastante inusitada, mas já pode ser colocada em prática, graças a uma empresa holandesa.

A W-41 criou uma linha de camisetas especiais que podem ser "escaneadas" com um celular. Essas camisetas têm uma identificação única, chamada ShotCode, semelhante a um código de barras. Para ler o código, é preciso instalar um aplicativo no celular e tirar uma foto da imagem. Uma vez que esses códigos são "lidos", as pessoas são redirecionadas para páginas web. Pode ser um perfil no Facebook ou um outro site de rede social, um blog, uma música online, o que você quiser.

A idéia é ótima para os tímidos. Em vez de você perguntar para outra pessoa, ao vivo, sobre as coisas que ela se interessa, a camiseta permite que você tenha uma idéia do gosto pessoal sem precisar abrir a boca. Os muito envergonhados podem, inclusive, mandar um scrap, em vez de conversar pessoalmente. E tudo isso por um preço camarada: as camisetas da W-41 custam, no mínimo, 49 dólares (mais de 110 reais).

Apesar de a utilidade das camisetas criadas pela W-41 ser questionável (já imaginou andar na rua com uma camiseta dessas), a tecnologia pode ser útil em alguns casos específicos. Por exemplo, em uma conferência ou em uma festa. As pessoas podem receber, por exemplo, camisetas com um ShotCode e depois basta tirar uma foto com o celular para saber o nome dos convidados.

E nem é preciso comprar uma camiseta da W-41. Um site chamado ShotCode.org permite criar esses códigos especiais de graça. Depois, é só imprimir esses códigos e fazer suas próprias camisetas especiais. Com certeza vai sair bem mais em conta que os 49 dólares cobrados pela companhia holandesa.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: