sexta-feira, 24 de julho de 2009

DHL implanta solução de documentos fiscais eletrônicos para cargas

O processo de Conhecimento de Transporte Eletrônico de Cargas (CT-e), medida que faz parte do conjunto de determinações do Sped Fiscal, está em fase avançada de testes em algumas empresas, principalmente nas do setor de logística.

O CT-e, que ainda não tem prazo para ser totalmente implantado nas organizações, consolida todos os documentos fiscais relacionados ao processo de cargas, desde a retirada até a entrega. A empresa de frete e logística DHL já implementou, no ambiente de produção, uma ferramenta para integrar seu sistema de gestão de transportes com os órgãos governamentais.

A solução escolhida foi da NeoGrid, fornecedora de ferramentas para a cadeia de suprimentos, que participou de concorrência com outras cinco empresas. Segundo Marcos Iwai, gerente administrativo-financeiro da DHL, a escolha teve como principal critério a disponibilidade do sistema. “Ele deve operar necessariamente durante 24 horas, sete dias da semana”.

Outro desafio dos fornecedores é atender aos requerimentos da Secretaria da Fazenda, já que o CT-e exige precisão nos nomes dos fornecedores, documentos e endereços. O trabalho, no caso, é a revisão e consolidação de bancos de dados com informações de clientes.

Para garantir a disponibilidade dos dados, a NeoGrid mantém dois servidores, um em cada data center da empresa, sendo o segundo ativado somente em caso de indisponibilidade do primeiro. A redundância abrange também os links de comunicação entre a DHL e Neogrid.

Fonte: IDG Now!

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