Antes, no entanto, vamos entender por que o estresse causa depressão. E, para isso, é preciso entender o que é o estresse. “Estresse não é apenas ansiedade”, explica Possendoro. “É uma situação que ocorre quando a pessoa está exposta a uma ansiedade crônica, repetida”.
Funciona assim: toda vez que você fica ansioso, seu organismo libera um hormônio chamado “cortisol”. “Esse é um hormônio importante, que tem um papel que nos protege”, afirma o médico. “Quando estamos ansiosos, o cérebro entende que estamos sob ameaça. Ele aumenta o cortisol, que aumenta a glicose sanguínea. A glicose sanguínea é o combustível que faz com que nós possamos andar, falar ou até fugir e lutar numa situação difícil”, explica Possendoro.
Ou seja, o cortisol é uma coisa boa. Mas, com moderação. “Esse mecanismo, quando é acionado repetidamente, prejudica o sistema imunológico e aumenta a morte celular, principalmente de neurônios”, diz o psiquiatra. Sim, cada vez que você se estressa, você perde neurônios. Quer mais motivo que esse para tentar ficar calminho?
Estresse a longo prazo gera depressão, queda de cabelo, alergias e infecções frequentes. E, embora pareça difícil se livrar desse vilão, não é impossível.
Veja o que o psiquiatra aconselha.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário