quinta-feira, 30 de julho de 2009

Procon multa 20 empresas por desrespeito à lei do call center

A Fundação Procon São Paulo multou 20 empresas de diferentes setores por desrespeito à lei que regulamenta o funcionamento dos call centers. No total, foram aplicadas 22 multas em 20 companhias, que, somadas, totalizam mais de 10 milhões de reais. As maiores sanções foram aplicadas contra as operadoras de telefonia celular Claro e Vivo, que foram condenadas a pagar 3,19 milhões cada.

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De acordo com a fundação, entre 1º de dezembro do ano passado e o dia 28 de julho, foram recebidas 5.419 denúncias de consumidores contra o atendimento prestado pelos Serviços de Atendimento ao Consumidor. O setor que mais recebeu reclamações foi o de telefonia fixa e móvel, com 3.570 denúncias. Os segmentos de TV por assinatura e cartão de crédito receberam 452 e 409 denúncias, respectivamente.

As principais falhas no atendimento relatadas foram a falta de solução ao problema após o prazo de cinco dias úteis; espera para ser atendido superior a um minuto; consumidor teve que relatar o problema mais de uma vez; a ligação foi interrompida; e telefone inacessível.

As multas variam de acordo com a gravidade e quantidade de infrações cometidas e a condição econômica do infrator, ficando entre 212,82 reais e 3,19 milhões de reais. Os resultados dos 22 processos administrativos que levaram às multas foram publicados no Diário Oficial do Estado.

“Não adianta aumentar a capacidade de venda se não aperfeiçoar na mesma medida a capacidade de atender às demandas dos consumidores”, afirmou o diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Roberto Pfeiffer.

Fonte: IDG Now!

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