quarta-feira, 29 de julho de 2009

Música na web: seleção traz 10 rádios online gratuitas

Neste mês de julho, as rádios online e a Copyright Royalty Board, grupo norte-americano que faz o gerenciamento dos direitos autorais de músicas, chegaram ao final de um impasse que poderia dificultar a transmissão de música, de forma legalizada, pela web.

Os dois grupos acertaram um modelo de pagamento de royalties pelas canções que permite que as rádios online continuem funcionando normalmente em longo prazo. Com isso, os 42 milhões de norte-americanos que ouvem as rádios web semanalmente (de acordo com dados das empresas de pesquisa de mercado Arbitron e Edison Research) terão sua diversão garantida. Claro, a medida beneficia os ouvintes brasileiros também, já que a maioria dessas emissoras virtuais pode ser acessada daqui do País.

E é para você que gosta de música e está interessado em descobrir coisas novas, que fizemos uma seleção com dez rádios online com programação para todos os gostos musicais. Confira abaixo.

Accuradio
Apesar de ter estações dedicadas a vários estilos musicais, o ponto forte da Accuradio é sua seção de rock, que tem 10 subestações voltadas para diferentes estilos, como uma voltada para as novidades do rock alternativo e outras voltadas para canções mais clássicas. Em compensação, a música eletrônica nem dá as caras nessa rádio online.

RadioIO
Com 60 estações, a RadioIO cobre os principais gêneros musicais, incluindo estilos pouco populares fora dos EUA, como o bluegrass. A rádio exibe sempre as informações dos artistas, os nomes das músicas e também permite que os internautas comprem as canções diretamente do site da Amazon.com.

AOL Radio
Uma das mais abrangentes rádios online, a AOL Radio traz estações voltadas para 27 gêneros diferentes. É possível comandar a programação das rádios e pausar uma canção ou pular uma música que você não gosta. Outro diferencial é que, além de estações exclusivamente virtuais, o guia de rádios da AOL também indica estações do mundo real que também transmitem sua programação pelo mundo digital.

Rádio UOL
Além de contar com estações dedicadas a diferentes gêneros - incluindo de músicas nacionais como axé, samba e bossa nova -, a rádio do portal UOL traz programas exclusivos, como o PopLink, de novidades do rock alternativo, o Remistura, de remixes e versões, e o UOL That Jazz, com novidades do mundo jazzístico.

Digitally Imported
A Digitally Imported é uma rádio voltada exclusivamente para a música eletrônica. Quem gosta desse gênero encontrará várias estações voltadas às diferentes vertentes, como house, techno, drum ‘n bass e chillout. A versão básica inclui 25 estações com qualidade próxima a do CD. Uma versão Premium oferece mais 25 estações em alta qualidade.

Indie 103.1 FM
Especializada em rock alternativo, essa emissora de Los Angeles deixou de existir no dial (pelo menos nos EUA) e agora vive “apenas” na web. A programação inclui clássicos e novidades da música alternativa americana - mas para quem gosta do estilo, o mais legal são as dicas apresentadas pela equipe responsável pela rádio. Vale a pena conferir.

blip.fm
A blip.fm pode muito bem ser considerada a versão musical do Twitter, site que mistura rede social com microblog. Aqui, quem monta a programação é o próprio usuário, que escolhe a música e compartilha com seus amigos - melhor dizendo, ouvintes. O internauta também pode seguir outros DJs, formando uma rádio particular com várias pessoas de gostos musicais parecidos ou não.

last.fm
Rede social que analisa o gosto musical de seus integrantes e monta rádios personalizadas de acordo com as canções e artistas mais ouvidos. O destaque fica pelas listas de música organizadas: você descobre quais seus artistas e músicas preferidas, quantas vezes escutou as canções e várias outras informações. Também serve para descobrir pessoas com gostos musicais semelhantes e traz várias informações sobre os artistas.

Deezer
O Deezer usa um conceito interessante: você pode escolher quais canções quer ouvir e montar uma lista ou simplesmente escolher alguns artistas e montar sua estação personalizada. O site também conta com listas de música feitas pelos usuários e estações virtuais voltadas a gêneros específicos.

Grooveshark
O Grooveshark “modestamente” afirma que, a partir dele, você pode “escutar qualquer música do mundo, e de graça”. Na prática, ele não funciona exatamente como uma rádio online, mas permite que você procure por uma faixa e faça seleções musicais, que podem ser salvas e exportadas. Outra coisa divertida é que ele exporta os links direto para o Twitter e para o Facebook, assim seus amigos também podem ouvir as canções que você está escutando.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: