quarta-feira, 22 de julho de 2009

Vírus no YouTube?

Para acontecer algo de errado teria de haver uma brecha no site e também no seu navegador web. A brecha no site permitiria que um indivíduo malicioso coloque códigos na página. E aí o seu navegador web teria que permitir que esse código realizasse a instalação do vírus, porque normalmente não é possível que qualquer site, mesmo com intenção puramente maliciosa, consiga essa façanha.

Mas isso provavelmente seria independente do vídeo. O mais provável é que uma falha assim ocorresse na descrição do vídeo, ou quem sabe no sistema de comentários. Ou, ainda, no recurso de mensagens particulares. Isso porque o vídeo é um arquivo Flash gerado pelo próprio YouTube e está fora do controle direito do criminoso, ao contrário dos demais recursos mencionados.

É claro que qualquer recurso de anotação no vídeo ou outros que os usuários possam controlar diretamente podem também ter vulnerabilidades. Mas repetindo: depende não apenas do site, mas também do seu navegador. Por isso é importante manter todos os programas que interagem com a internet (inclusive o navegador e todos os plugins) atualizados.

Vale lembrar, no entanto, que um golpe muito comum na web é o do falso codec. Basicamente, o site promete a você um vídeo, mas afirma que você precisa baixar e instalar um “codec”. É verdade que, em muitos casos, esses “codecs” são necessários para abrir vídeos e músicas. No entanto, no golpe, o codec nada mais é do que um vírus e nenhum vídeo será exibido.

Nenhum comentário: