A partir da meia-noite desta sexta-feira (10/7), no horário local (meio-dia no horário de Brasília), o vírus que foi usado para criar a rede de computadores zumbis - botnet - para sobrecarregar e derrubar sites importantes dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, teria sido programado para criptografar os arquivos dos usuários e formatar o disco rígido do PC.
Ainda há formas de salvar o PC infectado. O AhnLab recomenda que o usuário inicie o Windows em modo de segurança e ajuste a data do sistema para antes de 10 de julho. Depois, basta executar o Windows normalmente e atualizar o software antivírus para apagar o malware.
Desde que os ataques começaram a ser divulgados, no último final de semana, empresas de segurança estão alertando para que os usuários atualizem seus softwares de segurança ou baixem aplicações que possam examinar o computador em busca de malwares. A maioria, no entanto, parece ter ignorado os alertas, afirmam os especialistas.
A rede botnet foi usada para sobrecarregar os principais sites comerciais e governamentais dos Estados Unidos, incluindo os sites do Tesouro norte-americano, da bolsa de Nova York, da Nasdaq, do Serviço Secreto, da Comissão Federal de Comércio e até mesmo da Casa Branca. Na Coreia do Sul, os alvos foram os sites do jornal Chosun Ilbo, do banco Kookmin, do presidente sul-coreano, das forças armadas, da Assembleia Nacional e do Ministério de Relações Internacionais do país.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário