sexta-feira, 10 de julho de 2009

Cientistas descobrem porque HIV-positivos são suscetíveis à tuberculose

Uma equipe de cientistas da Universidade de Harvard (EUA) deu um primeiro passo importante rumo ao desenvolvimento de novos tratamentos para ajudar os portadores do HIV na luta com a infecção pelo Mycobacterium tuberculosis, causador da tuberculose.

Na pesquisa, publicada no exemplar de Julho do Journal of Leukocyte Biology, os pesquisadores descrevem como o HIV interfere com os mecanismos celular e molecular usados pelos pulmões para se defender da infecção pelo bacilo da tuberculose. Esta informação é essencial para o desenvolvimento de tratamentos para a ajudar as pessoas com HIV a prevenirem e a se defenderem da infecção.

"A coinfecção HIV/Tuberculose é um problema crítico de saúde mundial, especialmente nos países em desenvolvimento," diz Naimish Patel, coordenador do estudo. "Nós esperamos que essa descoberta leve a novos estudos e possivelmente novas terapias para o tratamento ou a prevenção da tuberculose nos portadores de HIV."

Macrófagos alveolares

Patel e seus colegas fizeram sua descoberta extraindo células imunológicas chamadas macrófagos alveolares dos pulmões de pessoas saudáveis - de pacientes portadores de HIV, mas assintomáticos, e de pessoas sem o HIV.

Nas pessoas HIV-positivas, os macrófagos tinham um decréscimo na capacidade de resposta à infecção da tuberculose quando comparados com as células imunológicas das pessoas não-portadoras de HIV.

Para descobrir por que isso acontece, os cientistas examinaram os pulmões dos pacientes HIV-positivos e descobriram níveis elevados de uma molécula chamada IL-10, que causa a elevação de uma proteína chamada BCL-3 nos macrófagos alveolares, reduzindo sua capacidade para lutar contra a infecção da tuberculose.

Novas luzes

"O HIV e a tuberculose representam dois dos maiores desafios da saúde na história humana e a combinação das duas infecções é particularmente devastadora porque o HIV aumenta dramaticamente a severidade da infecção da tuberculose," disse John Wherry, comentarista da revista científica. "Muito ainda permanece desconhecido sobre como o HIV reduz a capacidade do corpo em combater outras infecções. Este estudo lança novas luzes sobre a coinfecção HIV/Tuberculose que, até agora, vinha deixando perplexos os médicos e os cientistas."

Um comentário:

Bekeborel disse...

Otimo! Me ajudou num trabalho!!
vlw!!