quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Como resolver problemas com o gravador de DVD que não funciona

As unidades ópticas (gravador de DVD e CD) de desktops geralmente não apresentam dificuldade de serem reconhecidas pelo sistema operacional. Entretanto, como são vários fabricantes e muitos modelos, pode haver algum problema de incompatibilidade, principalmente quando migramos de sistema operacional.

O problema está relacionado aos drivers, pequenos softwares que indicam ao Windows (ou outro sistema operacional) que existe um componente instalado no PC e como lidar com ele adequadamente. É ele que permite ao sistema identificar e gerenciar uma unidade de disco, por exemplo.


Leia também:
>> Avira é um dos melhores antivírus gratuitos que existem
>> Windows 7 ou Snow Leopard
>> Aprenda substituir a bateria do seu iPod
>> Chrome: como sincronizar seus bookmarks em mais de um PC
>> Produtos e serviços de tecnologia que vão desaparecer
>> 14 ferramentas para usar com o Twitter
>> O PC não quer ligar; e agora?


Pode acontecer de, no upgrade de sistema operacional, a unidade ser reconhecida, mas há casos em que não se consegue gravar CDs ou DVDs ou até mesmo os dois.


Solução
Primeiro, vamos identificar o seu modelo de unidade óptica. Para isso, siga esses passos.


Clique em Iniciar, localize no menu a opção Computador e clique nela com o botão direito do mouse.


No menu que sugir escolha Propriedades. Na janela seguinte, clique em Gerenciador de dispositivos. Você verá a tela abaixo, na qual está listada, no item marcado em vermelho, unidades de DVD/CD-ROM.


tela_hardware_1.jpg


Dê dois cliques sobre esse item e o nome da unidade será exibida. Anote exatamente o que está escrito, pois aí está o fabricante e modelo da sua unidade óptica.


Agora, basta fazer uma busca no Google utilizando essa informação como critério de busca. Localize, no site do fabricante (em geral há uma área específica para drivers) e faça do download do drive específico para o hardware em questão.


Na tela do gerenciador de dispositivos, dê duas cliques no modelo do driver e a tela seguinte será exibida.


tela_driver.jpg

Clique no botão Atualizar driver. Na tela seguinte, faça a busca manual e escolha o caminho onde salvou o driver que baixou do site do fabricante. Em nosso teste, ele foi salvo na área de trabalho. O sistema operacional irá atualizar o driver.


Reinicie a máquina e faça o teste de gravação. Caso ainda não obtenha sucesso, é provável que o drive esteja incorreto ou que seja necessário uma versão mais recente dele.


Fonte: PC World

Nenhum comentário: