Para quem não costuma fazer atualizações com frequência, esse é um problema menor. Mas, seja por falta de recursos ou por que o equipamento atual ainda é capaz de fazer o que se precisa - muitas pessoas e um número enorme de micro e pequenas empresas possuem máquinas que já passaram por algum tipo de upgrade ao longo de sua vida útil, com troca ou adição de algum componente, substituição de drivers e instalação de novos aplicativos.
Existem muitas ferramentas gratuitas que auxiliam na realização de inventários, ou seja, na identificação de componentes de hardware e até mesmo de softwares dos PC, como o Spiceworks, o SANDRA e o PC Wizard. São todos utilitários muito bons nas áreas em que atuam.
Mas quem deseja algo capaz de fazer o que todos esses outros aplicativos fazem de forma integrada deve conhecer o Belarc Advisor. este aplicativo gratuito será um ferramenta muito útil na realização de inventários, principalmente para aqueles que precisam fazer isso com frequência, como gerentes de TI e infraestrutura. Com este freebie, nada no PC ficará oculto - exceto, talvez, algo que já não esteja funcionado adequadamente.
Leia também:
>> Cinco razões por que os usuários devem ficar com o Windows XP
>> Motivos também não faltam para migrar para o Windows 7
>> Como instalar múltiplos sistemas operacionais no PC
>> O que fazer com um PC novo antes de usá-lo
>> Clique aqui para o download do Belarc Advisor
No que se refere ao hardware, o Belarc Advisor inclui informações sobre a placa-mãe, CPU e placa-gráfica (caso tenha uma instalada), disco rígido (bem como espaço livre disponível), drivers existentes (e sua versão), versão do Windows instalada e respectivos atualizações, demais softwares instalados e se existem patches disponíveis ou riscos de segurança por desatualização.
Todas essas informações são fornecidas de forma organizada e, acreditem, ele consegue identificar até mesmo as chaves (keys) de ativação dos aplicativos instalados que as possuem. Esta funcionalidade, aliás, é um dos pontos fortes da ferramenta, principalmente para os mais desorganizados que não costumam guardar os discos de instalação e demais documentos que contêm tais dados.
Uma versão paga desta ferramenta oferece recursos ainda mais avançados para gerentes de redes. Mas para as necessidades do dia a dia, a versão gratuita é mais do que suficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário