quarta-feira, 15 de julho de 2009

Médico explica causas e tratamento das várias formas de urticária

Existem basicamente dois tipos de urticária, a forma aguda e a crônica. A forma aguda é causada por uma reação alérgica e sua duração pode variar de algumas horas até seis semanas. As causas mais comuns de alergia aguda são alimentares, contato com pelos de animais, picadas de insetos ou contato com substâncias químicas. Uma causa importante de urticária aguda é a utilização de medicamentos como, por exemplo, antibióticos e analgésicos.

Algumas infecções virais podem causar reações urticariformes, como hepatite viral e mononucleose. Uma urticária com duração acima de seis semanas pode ser considerada como uma manifestação crônica. As causa das urticárias crônicas não são tão simples de diagnosticar e muitas vezes ficam classificadas como urticárias idiopáticas, ou seja, sem causa definida.

Fatores físicos como calor ou frio podem causar urticária crônica. Algumas pessoas têm a pele tão sensível que, ao se esfregar essa pele, a reação é sob a forma de uma urticária que segue a direção do movimento. A isso chamamos dermatografismo.

As urticárias crônicas se comportam das mais variadas formas, surgindo e desaparecendo sem causa conhecida. O tratamento das urticárias é baseado na utilização de medicamentos antialérgicos por via oral ou mesmo com a aplicação de cremes medicamentosos. O importante é saber que, se alguém apresenta uma urticária, ela deve ser vista por um médico e tratada. Se o tratamento não for bem sucedido, uma investigação de causas associadas deverá ser realizada para esclarecer o diagnóstico.

Nenhum comentário: