segunda-feira, 6 de julho de 2009

Saiba como aumentar a segurança de seus dados em PCs compartilhados

Não é fácil impedir que todas as suas informações sejam acessadas por alguém que tem acesso físico e direto ao computador. Há várias maneiras de burlar os esquemas de segurança. Porém, a maioria das pessoas não é especialista em segurança, o que significa que um nível razoável de proteção provavelmente é suficiente.

De qualquer forma, é muito importante que cada um que for usar o computador tenha sua própria conta de usuário no sistema. É o primeiro passo para a separação dos arquivos e configurações em um computador compartilhado.

As contas de usuário podem ser criadas em qualquer computador com Windows 2000, XP ou Vista. O tipo de conta recomendado, para facilitar a divisão e aumentar a segurança do sistema, é o limitado.

Alguns dos benefícios de criar uma conta para cada usuário:

- Arquivos pessoais: com contas separadas, cada um tem sua própria pasta “Meus documentos”, o que facilita a localização de documentos e outros arquivos. Também já é o primeiro passo para impedir que outros usuários do computador tenham acesso àquilo que pertence aos demais.

- Configurações personalizadas: papel de parede, ícones da área de trabalho, efeitos do mouse, aparência das janelas e menu Iniciar são apenas algumas das configurações que cada usuário pode personalizar de acordo com sua preferência.

- Opções de navegação próprias: cada usuário, mesmo que limitado, pode instalar seus próprios plugins no Firefox, por exemplo. As senhas memorizadas e Histórico também são exclusivos de cada conta.

Para criar as contas de usuário, basta acessar o item "Contas de usuário" no Painel de Controle. Lá, todas as contas podem ser criadas. As contas também devem ter senha para permitir o uso dos recursos de criptografia do Windows e garantir a segurança dos dados.

Veja o restante do post clicando aqui.

Nenhum comentário: