Assim, são os próprios usuários que estão baixando o arquivo que também o enviam uns para os outros. É por isso que o torrent é considerado um serviço “ponto a ponto” ou P2P. Embora o rastreador seja o servidor central, a troca de informações em si ocorre entre todos os computadores envolvidos.
É por isso que a velocidade de download pode se beneficiar de portas "abertas". Usando uma analogia, uma porta fechada é como se você estivesse o tempo todo com seu telefone fora do gancho ou desligado. Você pode fazer uma ligação para outra pessoa, se ligá-lo e telefonar. Mas se você desligar assim que terminar sua ligação, ninguém poderá telefonar para você.
Se a outra pessoa também estiver com o telefone desligado o todo tempo, vocês nunca poderão completar uma ligação.
E assim é o caso com as portas. Quando você “abre” uma porta, você está “aceitando ligações” (ou conexões, no caso). Já com a porta fechada, você apenas poderá se conectar naqueles que abriram a porta, o que reduz o número de computadores que você poderá efetuar o download no torrent. Com a porta aberta, todo mundo pode se conectar em você, e a velocidade do download é maior.
Abrir a porta não é deixar seu computador aberto para ataques. Na maioria das vezes, é uma operação segura, a não ser que o programa (no caso, seu cliente de torrent) tenha alguma falha grave de segurança. Nenhuma brecha desse tipo foi registrada até hoje nos clientes de torrent.
Fonte: Altieres Rohr
Nenhum comentário:
Postar um comentário