"Ontem, antes das 22h13 (horário do apagão), não vimos nenhum movimento diferente na rede. Para este assunto, porém, é sempre um 'acho', já que não temos evidências. Não vi nada que me alertasse", afirma o diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República, Raphael Mandarino.
A divisão, estabelecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio de 2006, tem como obrigação prezar pela segurança dos sistemas eletrônicos do Governo brasileiro, assim como criar normas e capacitar os cerca de 900 mil servidores públicos.
A afirmação é sustentada por algo que Mandarino chamou de "dado fundamental": o sistema especialista da rede elétrica (chamado de sistema Scada) não está conectado à internet.
"É (um sistema) interno. Não vejo como um criminoso poderia atacar. Agora, existe a possibilidade? Claro que existe, pode haver um terminal configurado", afirma o diretor.
Ainda assim, o Governo Federal não conduzirá nenhuma investigação interna para apurar um possível ataque sorrateiro à rede elétrica interconectada no Brasil.
A possibilidade foi considerada após o programa 60 Minutes, da rede norte-americana CBS, afirmar que cidades brasileiras já haviam passado por blecautes após a ação maliciosa de criminosos online.
A informação de que o Governo dos Estados Unidos considera que apagões no Rio de Janeiro e no Espírito Santo em 2005 e 2007, respectivamente, foi confirmada também pelo jornalista Fernando Rodrigues, do jornal Folha de S. Paulo.
"O pessoal da CBS está me procurando há 4 meses para falar sobre isto. Até em Washginton e Buenos Aires (Raphael foi procurado), mas não respondi. Sinceramente,não conheço o assunto. O departamento começou em 2006 e eles começaram a falar (sobre os ataques) já em 2005. Fui atrás para investigar casos antes (da criação do departamento) e não tem nada", relata o diretor de segurança.
O Governo Federal ainda não apresentou oficialmente as causas do apagão, que se concentrou nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
O Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, afirmou ainda na noite desta terça que o apagão poderia ter sido causado por um fenômeno atmosférico.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário