quinta-feira, 10 de março de 2011

Concluído o mapeamento do campo gravitacional da Terra

A bela e inovadora sonda espacial GOCE alcançou seu ambicioso objetivo de mapear a gravidade da Terra com uma precisão sem precedentes.

Geóide

Em apenas dois anos, o sofisticado satélite recolheu as medições necessárias para reconstruir o "geóide", o formato de referência do nosso planeta.

O geóide é o formato de um oceano global imaginário ditado pela gravidade na ausência de marés e correntes.

Trata-se de uma referência essencial para medir com precisão a circulação oceânica, as alterações do nível do mar e a dinâmica do gelo - todos elementos afetados pela mudanças climáticas.

O mapa de alta resolução do geóide, que será construído a partir dos dados da sonda GOCE, será muito mais preciso e terá uma resolução espacial muito superior a qualquer mapeamento desse tipo feito antes.

Mapeamento da gravidade

A missão do satélite GOCE (Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer), lançado em Março de 2009, incluiu dois períodos de medição de seis meses.

Em 2 de março, ele completou o seu 12º mês de mapeamento do campo gravitacional da Terra.

"A GOCE é uma das missões mais inovadoras da ESA. O número de ineditismos que ela incorpora apresentou muitos desafios para os nossos cientistas, engenheiros e mais de 40 empresas envolvidas na construção do satélite," afirmou Volker Liebig, diretor do Programa de Observação da Terra, da Agência Espacial Europeia.

Nas próximas semanas, esses dados serão calibrados e processados para que os cientistas criem um modelo único do geóide.

Em junho de 2010, os cientistas lançaram uma versão preliminar do mapa gravitacional da Terra.

Dados gratuitos

Embora tenha concluído sua missão conforme planejado, a baixa atividade solar durante os últimos dois anos levou a um menor consumo de combustível do que o previsto. Por isso a ESA decidiu estender a missão até o final de 2012.

"Praticamente dobrando a vida útil da missão, os dados do GOCE irão fornecer um mapa do campo gravitacional do geóide ainda mais preciso," disse o gerente da missão GOCE, Rune Floberghagen.

"Assim que os modelos de gravidade estiverem concluídos, eles serão disponibilizados a todos os usuários, gratuitamente, em consonância com a política de dados da ESA," divulgou o executivo.

Os dados científicos obtidos com a missão serão apresentados em um evento a ser realizado em Munique, na Alemanha, de 31 de Março a 1º de Abril.

Nenhum comentário: