quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

TVs terão ferramenta de interatividade a partir de 2012

A partir do ano que vem, a maioria dos aparelhos de televisão fabricados na Zona Franca de Manaus deverá estar equipada com o Ginga, uma ferramenta que permite a interatividade na TV digital brasileira.

O programa, que é um software livre nacional, possibilita que o telespectador consulte informações sobre a programação, faça compras e acesse dados bancários pela televisão.

Pelo menos 75% dos televisores deverão vir com o Ginga a partir de 2012. A partir de 2013, todos os aparelhos terão que trazer o software.

Quem comprar os televisores com o Ginga poderá pagar até R$ 80 mais, segundo o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins. Mas ele acredita que o valor poderá ser absorvido pelas empresas.

Até o fim do ano, deverá ser autorizada a transmissão do sinal digital para todas as 400 geradoras do país, que são responsáveis pela produção de conteúdo.

A previsão é que até 2016 todos os canais com sinal analógico já tenham sido digitalizados.

Rádio digital

O governo trabalha também na implantação do sistema de rádio digital no país.

Até o fim do ano, a equipe técnica do Ministério das Comunicações deverá ter definido qual o melhor sistema para ser utilizado no Brasil.

Até agora, só o sistema europeu foi testado. O americano, que também se apresentou, não mandou os equipamentos para teste. O prazo para o envio dos equipamentos para serem avaliados termina em março.

Rádio 5.1: prepare-se para ouvir rádio digital com qualidade surround

Depois dos testes, o governo ainda tem que trabalhar para a implantação da indústria que irá fabricar os novos aparelhos de rádio que receberão o sinal digital.

Rádios comunitárias

Um dos mecanismos para impulsionar a adoção do rádio digital serão as rádios comunitárias. A intenção do governo é ter, até o final de 2013, pelo menos uma rádio comunitária funcionando em cada município brasileiro.

"Isso é democratização da informação. A comunidade local tem o direito de ter uma voz, de se comunicar, de emitir a sua opinião".

O ministério já lançou avisos de habilitação de rádios comunitárias para quase todas as cidades, com exceção de seis municípios na região metropolitana de São Paulo, por inviabilidade técnica devido ao congestionamento do espectro na região.

Nenhum comentário: